Se inscreva agora

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Blog Post

Notícias, Política

Dia do Psicólogo e a importância em tornar este  profissional acessível à população 

O psicólogo tem uma importância crucial em nos ajudar a lidar com as drásticas mudanças e as angústias do dia a dia. Não há mais espaço para achar que ansiedade é “frescura” ou que psicólogo é “médico de doido”: são visões obsoletas da sociedade, e o mundo tecnológico, urgente e que cobra cada vez mais de nós, nos leva a uma necessidade gradativa de buscar estes profissionais, para nos dar o equilíbrio que tanto precisamos em nossas rotinas e afazeres.

Momentos delicados como o que estamos vivendo, com a pandemia de um vírus que afetou centenas de países em todo o mundo, matou milhares de pessoas e nos forçou a mudar hábitos e rotinas da noite para o dia, acabou por evidenciar a importância do psicólogo para lidar com essas mudanças e as enxurradas de preocupações que vieram junto com a Covid 19: preocupação com a saúde de familiares e amigos, o tempo extensivo dentro de casa, a permanência no emprego, dentre outras.

Isso nos leva a questão sobre a necessidade de atendimento psicológico gratuito voltado para a comunidade. A burocracia no oferecimento dos serviços desses profissionais na rede pública em São Luís, acaba por não estimular a população a procurar por esses profissionais tão necessários. A UFMA e algumas faculdades particulares, além da Defensoria Pública, antes da pandemia, trabalhavam com atendimento psicológico no entanto, não há qualquer outro órgão público que ofereça terapia a longo prazo: todos tem um número limitado de sessões.

Atendimento nas escolas municipais

Nossas crianças também não estão isentas dos transtornos psicológicos, que grandes mudanças em curto espaço de  tempo podem causar. Eles precisam de tanta atenção quanto nós, principalmente, por conta da modificação na rotina escolar. O ideal seria que houvesse psicólogos na rede municipal de ensino, disponíveis para as necessidades dos alunos, mesmo que online. No entanto, de acordo com o Sindicato dos Professores do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), só há atendimento, por parte do Sindicato, aos professores associados; mas não um acompanhamento regular psicológico do município com os estudantes, o que descumpre a Lei Federal n. 13.935, a qual determina a prestação de serviços de Psicologia nas redes públicas de educação básica. sobre a disponibilidade dos serviços de psicologia e serviço social nas escolas de educação básica

Hoje se comemora o Dia do Psicólogo, um profissional mais que essencial para garantir um bom funcionamento da nossa saúde mental, mas que apesar dessa importância, não há acessibilidade dos seus serviços na rede pública de São Luís. Precisamos debater urgentemente esta demanda e buscar estratégias para implantação de serviços dessa área que atendam a comunidade com efetividade.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Required fields are marked *